terça-feira, 11 de junho de 2013

Sequência Didática-Curso MelhorEnsino,Melhor Gestão


Situação de aprendizagem: Leitura e análise de Texto para desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Recuperação do contexto de produção do texto
Texto: Avestruz
Mário Prata.
Estratégia antes da leitura
Análise do título e do autor
Qual será o assunto do texto?
Você já viu um avestruz?
Você conhece o autor do texto?
Você tem um animal de estimação?
Pesquise na sala de informática:
   - a respeito do autor Mário Prata;
   - a respeito do animal avestruz;
   Socialização da pesquisa acerca do autor Mário Prata e do animal avestruz.
    Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
    Leitura silenciosa
    Realize a  leitura silenciosa do texto Avestruz
    Oralidade
    Faça a leitura compartilhada do texto,
    lembre-se de  que é preciso ficar atento à leitura e ouvir o colega.
    Debate e discussão acerca do texto
    Análise do gênero:
    Qual o gênero do texto?
    Crônica
    Em que situação comunicativa costuma ser usado?
    Jornais, revistas e literatura  
   Qual a tipologia e características do texto?
     É um texto que trata de assuntos do cotidiano, a tipologia é  narrativa.
    Estudo da língua
    Pesquise no dicionário  palavras do texto que desconhece o significado
    Socialize para a sala a pesquisa

    Percepção de relações de intertextualidade e interdiscursividade
    Leia a letra da música Avestruz de Dé Di Paula e
    Zé Henrique, logo abaixo identifique semelhanças e diferenças entre os textos:

 Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado 
Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos tamém
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem
Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado
Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!

Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciação estética; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e políticos
    - Faça um paralelo entre o verbal e não verbal.
    - Você apreciou o texto?
    - O que pensa de pessoas que tem animais exóticos
    de estimação, por exemplo Iguana.
    - Você pensa ser comum um pedido desse?
    - Pais que concordam com um pedido desse, demonstram o que?

    Assista ao vídeo:

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns a todas, mas precisamos de que cada uma faça uma postagem das sequências didáticas ou situações de aprendizagem.

    Jorge Luiz Freneda

    ResponderExcluir
  2. No trabalho diário em sala de aula para desenvolver as capacidade leitora e escritora no E.F.
    Procuro primeiro esquematizar no quadro a variação dos gêneros textuais, trabalhando sempre com textos exemplificando, gesticulando e ao mesmo tempo ouso entoar algum trecho de música, pois me sinto mais a vontade dessa forma e assim consigo melhor atenção de todos.
    Gosto também de mesclar nesse momento uma semântica que possa dar origem a um debate exemplo:



    COMIDA DE AVESTRUZ_____ quem já viu
    ___origem do alimento...


    Levantando argumentos que vão do nosso dia-a-dia se estendendo a situações do convívio de outros grupos de pessoas. Como me considero uma cronista, o trabalho fica ainda mais prazeroso nosso trabalho, chamo esta fase de trabalho com inferências.
    No caso do texto “Avestruz”, ponto de apoio para o trabalho.
    O texto “Pausa” (como narrativa de ficção).
    ” Meu primeiro beijo” (como relato).
    Após estabelecida uma roda de conversa com a semântica, a leitura dos textos, proponho em grupo a atividade de escrita individual para que haja a assimilação da atividade proposta, logo atividade coletiva para a integralização do conhecimento.
    Para finalizar esta atividade oferecer a leitura de outras crônicas com ênfase a semelhança textual, depois procuro estimular a criação da crônica do próprio aluno como o mesmo TEMA.

    Duração das atividades proposta 6 aulas.
    Público alvo 8 série e/ou 9º ano.

    ResponderExcluir