terça-feira, 18 de junho de 2013

AS PROPOSTAS DE DOLZ E SCHNEUWLY “De acordo com Dolz e Schneuwly, o grande desafio do professor é compreender essa progressão e selecionar o que ensinar em cada série. Assim, deve-se refletir nos seguintes aspectos” FATO [...]A Proposta Curricular do Estado de São Paulo parte do conhecimento sobre as necessidades básicas de educação formal, pensando em ano/ciclo[...]. A Proposta Curricular é um instrumento de base não deve ser utilizada de forma isolada e sim verdadeiro suporte na relação ensino aprendizado. Em (...) do “narrar”; relatar; argumentar; expor; descrever ações/prescrever/injuntivo) em todos os anos/ciclos, uma vez que cada agrupamento apresenta uma gama de possibilidades de gêneros (e sua variedade de textos), de modo que o professor possa escolher textos (exemplares dos gêneros) mais adequados àquela turma, daquele ano/ciclo (...). O professor precisa ser um eterno estudioso sim , um pesquisador para identificar em seu aluno suas habilidades, possuir características peculiares de um formador de ideais (cidadãos) prontos para exercer a cidadania. Ao desenvolvermos as competências leitoras e escritoras em nossos alunos, temos que estimular no mesmo o apreço pela oralidade e a escrita, através da apresentação de diversos gêneros textuais, logo obteremos os resultados gratificante.

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