quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minha experiência Leitora e escritora

Vivências Leitura, Escrita, Docência e Vida

Através de troca de informações durante o trabalho com funcionários, alunos e equipe gestora de algumas escolas em que lecionei pude perceber que muitos profissionais, intencionalmente, acidentalmente e/ou por descuido, não percebem que os seus nossos alunos falta algo importante, os sonhos, as perspectivas de vidas, as metas e objetivos que um ser humano precisa ter para sobreviver e ser feliz (LDB, PCNs).
Recordo bem que quando menina costumava devorar livros e assim acabei por conhecer o mundo através do livro, nessa época nem se falava em computador, e televisão se ficasse por muito tempo ligada poderia queimar o tubo de imagem (histórias).
Então em meu rico mundo literário, Julia, Sabrina, Bianca, 007 e outros. Conheci lugares maravilhosos o Himalaia, o Nepal, Ilhéus e até mesmo a distante Istambul e muitos outros, afinal dos 10 aos 17 anos de 3 a leituras diferentes por dia, quaseme tornei escritora acidentalmente. Através de livretos de literatura chamada erótica hoje, mas, que na verdade seriam bem convencionais para os parâmetros formadores de um cidadão passivo de viver em sociedade; verdade de erótico nada tinha, eu apenas corria o risco de levar umas tapas, pois naquele momento “Ler devia proibido”, sugestão da autora Guiomar Grammou. Naquele momento eu estava me tornando uma cidadã crítica impossível de ser controlada. Atrair, sensibilizar e conscientizar o aluno sobre a necessidade da leitura, explorar o conteúdo em diversos gêneros e material de uso em geral, é de extrema responsabilidade, principalmente hoje no mundo digitalizado.
Após os anos 90, muito desemprego, globalização, virada de século, um verdadeiro boom mundial e eu lá me refletindo: “O que estarei fazendo daqui a 15 anos com tanta informação”. Não morri estou aqui viva, como a corsa ansiando pelo que beber (águas do saber), com visão de águia sobre as expectativas sobre o professor e a força do leão para os embates do dia a dia no exercício da docência que venham as novas tendências da educação, globalização, informatização, sites, blogs e a galera conectada na internet 24hs por dia.
Sou professora. Muito prazer.

                                                                          Dilamar Rodrigues de Oliveira
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário